Vale Tudo é a melhor novela da história da Globo e posso provar

Todo mundo quis usar franja em 1988.

1. Vamos começar por essa abertura icônica com "Brasil", composição do Cazuza na voz de Gal Costa:

Lembra de quando tinha vídeo literal? O de Vale Tudo é muito bom.

2. Outro elemento de importância essencial era o corte de cabelo da Lídia Brondi:

Ela fazia Solange Duprat, editora de moda da revista Tomorrow, uma verdadeira inspiração de mulher jovem, independente e descolada no final dos anos 1980.

Publicidade

3. Óbvio que a lista não pode continuar sem essa demônia:

Reprodução/TV Globo

Gloria Pires é a protagonista Maria de Fátima Acioly, a mais arrivista de todas as vilãs do horário nobre de todos os tempos, uma verdadeira naja. Na trama, ela começa vendendo a casa da mãe em Foz do Iguaçu e mudando pro Rio para ganhar a vida não importa como. Na cidade, ela começa um caso com um garoto de programa bonitão interpretado por Carlos Alberto Riccelli (spoiler: um cara péssimo) e é apresentada por ele a Solange, passando a atuar como modelo na revista Tomorrow e a tentar roubar o coração de Afonso. E isso é só o começo. Mesmo.

4. Filha da boazinha Raquel Acioli, da Regina Duarte

Reprodução/TV Globo

A mãe da Maria de Fátima é mais uma personagem batalhadora e altruísta interpretada por Regina Duarte que ganhou o amor de todo o Brasil. Depois de comer o pão que o diabo amassou com a filha, ela vai pro Rio de Janeiro vender sanduíche na praia e abre um restaurante de comida caseira chamado Paladar — fun fact, até hoje em Cuba os restaurantes populares são chamados "paladares" por influência da novela. "Vale Tudo" foi exibida em mais de 30 países.

Publicidade

5. E daí teve a morte da Odete Roitman:

Reprodução Globo

A frase "quem matou Odete Roitman" foi O GRANDE MISTÉRIO de 1988 e em uma novela com muitos vilões a chiquérrima e perversa Odete foi o papel da vida da Beatriz Segal. A emissora gravou cinco finais alternativos e só no último capítulo o Brasil soube quem foi o/a assassino/a.

6. Insuportável:

Publicidade

7. Lembrando que Odete era mãe da Heleninha Roitman:

A Renata Sorrah brilhando em papéis ~complicados desde sempre. Trágica, a Heleninha representou o alcoolismo na TV e é hoje uma santa protetora das pessoas que bebem e dão trabalho. Essa cena é um clássico. Spoiler: fica tudo bem com ela no final <3

8. Odete também era mãe do Afonso, namorado da Solange:

Reprodução Globo

Na novela, o personagem de Cássio Gabus Mendes estuda na Europa e volta ao Brasil. O drama é que Afonso precisa voltar para Paris para assumir a empresa da família, a TCA, mas se envolve com Solange e com as questões do Brasil da época. O tema do casal era "Faz Parte do Meu Show", do Cazuza.

Publicidade

9. Outro personagem inesquecível era o malvadão Marco Aurélio:

Reprodução TV Globo.

Imortalizado por Reginaldo Faria, ele representava tudo de ruim da elite brasileira na época e, adivinhe, é super atual. A última cena da novela marcou uma geração e não vou dar spoiler mas se você quiser ver tá aqui. Na foto ele está com a dengosa Leila, personagem de Cássia Kiss.

10. E tinha o Antônio Fagundes também:

Reprodução Globo

O interesse romântico de Raquel, Ivan era um galã pé no chão que ao perder o emprego passa a ser subgerente de um hotel graças às influências de Odete Roitman.

Publicidade

11. Enfim: babado.

Pode procurar na Globoplay!

Veja mais

Assim era o mundo no ano em que Laços de Família foi exibida pela primeira vez

Escrito por Matheus Saad • há 4 anos

Que moda icônica de novela dos anos 2000 é você?

Escrito por amandatavares • há 4 anos

Monte uma novela e diremos com que grande atriz brasileira você parece

Escrito por Gaia Passarelli • há 4 anos

Você consegue descobrir que novela é essa só pelo resumo da Wikipedia?

Escrito por Luiz Guilherme Moura • há 4 anos

Publicidade

Veja também