22 livros escritos por mulheres que vão mudar sua visão do mundo

Leia as mina!

BuzzShe

1. "Amada" - Toni Morrison

Reprodução Amazon / Via amzn.to

Uma história de ficção inspirada na trajetória de Margaret Garner, que escapou da escravidão em 1856. O livro é considerado pelo New York Times a obra de ficção mais importante dos últimos 25 anos nos Estados Unidos e Toni Morrison é ganhadora do Nobel de Literatura . É um livro complexo e não-linear, considerado um clássico contemporâneo. Saiu no Brasil pela Companhia das Letras.

2. "Americanah" - Chimamanda Ngozi Adichie

Reprodução Amazon / Via amzn.to

Uma história poderosa sobre questões de raça, aceitação e identidade passada entre os anos 1990 na Nigéria e os Estados Unidos de hoje. Chimanda é uma das grandes vozes da literatura africana e o livro, premiado no mundo todo, teve os direitos de adaptação comprados pela atriz Lupita Nyong’o. Saiu pela Companhia das Letras.

Publicidade

3. "A Casa dos Espíritos" - Isabel Allende

Reprodução Amazon

Dentro da tradição do realismo mágico latino-americano, é um mergulho espiritual na vida de uma família chilena ao longo de 70 anos durante o período da violenta ditadura de Pinochet. Saiu pela editora portuguesa Bertrand, e dá pra encontrar na Amazon e Estante Virtual.

4. "O Conto da Aia" - Margaret Atwood

Reprodução Amazon / Via amzn.to

Romance distópico que tem como cenário os Estados Unidos (rebatizados Gilead) num futuro próximo sem imprensa, universidades ou sistema judiciário. Nesse estado teocrático e totalitário, as mulheres são isentas de qualquer direito sobre o próprio corpo. No Brasil saiu pela Rocco.

Publicidade

5. "Dias de Abandono" - Elena Ferrante

Reprodução Amazon / Via amzn.to

Um livro menos conhecido porém profundamente impactante da autora da Tetralogia Napolitana. É um mergulho na agonia e luto do fim de um relacionamento. Saiu pela Biblioteca Azul.

6. "O Diário de Anne Frank" - Anne Frank

Reprodução Amazon / Via amzn.to

A vida na Alemanha nazista pela ótica de uma jovem judia. Existem várias edições diferentes em português, encontre aqui no Estante Virtual.

Publicidade

7. "A Guerra não tem Rosto de Mulher" - Svetlana Aleksievitch

Reprodução Amazon / Via amzn.to

Narrativas femininas das soldadas soviéticas que lutaram nos fronts da Segunda Guerra Mundial. Aleksiévitch foi Prêmio Nobel de Literatura em 2015. Saiu pela Companhia das Letras.

8. "Jane Eyre" - Charlotte Brontë

Reprodução Amazon / Via amzn.to

Clássico do romance gótico publicado pela primeira vez em 1847. Narrado em primeira pessoa, conta a vida de Jane, uma personagem rebelde e cheia de vida que questiona a posição da mulher na Inglaterra vitoriana. Além de diferentes versões para o cinema (a mais recente é de 2011), também tem várias edições no mercado e essa, da Zahar, traz comentários e ilustrações.

Publicidade

9. "Jinga de Angola: A Rainha Guerreira da África" - Linda M Heywood

Reprodução Amazon / Via amzn.to

A história pouco contada da rainha guerreira que lutou contra o colonialismo europeu. Escrito pela historiadora Linda M. Heywood, que é professora de estudos africanos na Universidade de Boston, é um livro dinâmico, ótimo de ler e com uma protagonista inesquecível e real. Saiu pela Todavia.

10. "Jogos Vorazes" - Suzanne Collins

Reprodução Amazon / Via amzn.to

Série sobre regime totalitário e ditadura do espetáculo disfarçado de literatura para jovem adulto. Ficou famoso no cinema, mas acredite: é uma leitura e tanto. Tem três volumes e saiu no Brasil pela Rocco.

Publicidade

11. "O Livro Amarelo do Terminal" - Vanessa Barbara

Reprodução Amazon / Via amzn.to

O livro borra limites de jornalismo e literatura contando histórias reais de brasileiros no maior terminal rodoviário do país, o Tietê, em São Paulo. É uma edição gráfica linda que saiu pela finada CosacNaif que hoje você encontra em sebos e na Estante Virtual.

12. "O Livro das Crueldades" - Patricia Highsmith

Companhia das Letras

Histórias curtas de vingança com um twist: são os animais de estimação ou de trabalho que se vingam de humanos cruéis. É da mesma autora de "O Talentoso Ripley". Fora de catálogo, mas dá pra encontrar na Estante Virtual.

Publicidade

13. "Mulheres que Correm com os Lobos" - Clarissa Pinkola Estés

Reprodução Amazon / Via amzn.to

Lançado no começo dos anos 1990, trata de diferentes arquétipos femininos através da análise de histórias do folclore mundial. Um livro para ter na estante e que muda de sentido de acordo com a experiência e momento de cada mulher. No Brasil pela Rocco.

14. "Outros Cantos" - Maria Valéria Rezende

Reprodução Amazon / Via amzn.to

Revelada como escritora aos 60 anos, a premiada Maria Valéria é hoje uma das grandes escritoras brasileiras e, nesse livro, que tem um leve quê autobiográfico, lembra sua experiência como educadora no sertão nordestino. Publicado pela Alfaguara.

Publicidade

15. "O Ano do Pensamento Mágico" - Joan Didion

Reprodução Amazon / Via amzn.to

A intelectual norte-americana Joan Didion fala com sinceridade sobre o ano que se seguiu à morte de seu marido e a longa doença de sua única filha. Um livro sobre superação de traumas e lutos aparentemente insuperáveis. Você pode encontrar no site Estante Virtual.

16. "A Parábola do Semeador" - Octavia E. Butler

Reprodução Amazon / Via amzn.to

A série de distopia mais aplicável aos nossos tempos, de acordo com a New Yorker, é "A Semente da Terra", da qual esse volume faz parte. Toca em temas como mudanças climáticas, retrocesso social, questões de raça e gênero. No Brasil saiu pela Morro Branco.

Publicidade

17. "Parque Industrial" - Patrícia Galvão

Reprodução Amazon / Via amzn.to

Patrícia Galvão, também conhecida como Pagu, é uma figura brasileira muito mais citada do que realmente conhecida. Seu romance de estreia, publicado em 1933, tem como tema a vida e transformações sociais da classe operária na São Paulo dos nos anos 1930. Editora Linha a Linha.

18. "Persépolis" - Marjane Satrapi

Reprodução Amazon / Via amzn.to

Autobiografia em quadrinhos, best seller em vários países, conta com humor, drama, referências de cultura pop e consciência política a história de uma jovem de família moderna que assiste ao início da revolução xiita no Irã. Originalmente em quatro partes, a saga completa em livro saiu pela Companhia das Letras e também é um premiado filme de animação.

Publicidade

19. "A Redoma de Vidro" - Sylvia Plath

Reprodução Amazon / Via amzn.to

Clássico romance de formação com notas autobiográficas, conta a história da jovem Esther Greenwood, que nos anos 1950 sai da casa dos pais para morar numa universidade para moças na Nova Iorque e lida com graves problemas psiquiátricos. Fala sobre saúde mental e depressão de um jeito realista, com linguagem fluida que conquista leitoras ainda hoje. Saiu no Brasil pela Biblioteca Azul.

20. "Rita Lee - Uma Autobiografia"

Reprodução Amazon / Via amzn.to

A narrativa honesta e emocionante da maior roqueira do Brasil. Sucesso editorial, conta bastidores da história da música brasileira entre os anos 1960 e 90 e fala sem amarras de sexo e drogas. Globo Livros.

Publicidade

21. "Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada" - Carolina Maria de Jesus

Reprodução Amazon / Via amzn.to

Relato doído da vida nas ruas de São Paulo no fim dos anos 1950, narrada por uma artista, escritora, mãe solteira, catadora de papel e moradora da favela do Canindé. Conheça mais sobre a obra de Maria Carolina de Jesus nesse post do site Valkirias.

22. "Só Garotos" - Patti Smith

Reprodução Amazon / Via amzn.to

As memórias afetivas da juventude de Patti Smith e de seu romance e amizade com o fotógrafo Robert Mapplethorpe na Nova Iorque dos anos 1960 e 70. Também pode ser visto como uma biografia de Patti, que conta sobre sua infância e viagens antes de se estabelecer como cantora e poetisa nos EUA. Em português pela Companhia das Letras.

Publicidade

O BuzzFeed Brasil está comemorando o Dia Internacional da Mulher com uma semana de posts e vídeos para educar sobre o feminismo e celebrar as mulheres e a sororidade. Leia mais aqui.

Veja também