Meghan Markle fez um discurso sobre brutalidade policial para uma turma de formandos do ensino médio

"A vida de George Floyd importou, e a vida de Breonna Taylor importou, e a vida de Philando Castile importou, e a vida de Tamir Rice importou, e também a de muitas outras pessoas cujos nomes não sabemos."

Duchess of Sussex / BuzzFeed News

Meghan Markle, também conhecida como Duquesa de Sussex, fez um discurso de formatura virtualmente na sua antiga escola, Immaculate Heart High School and Middle School, em Los Angeles, dirigido aos protestos atuais contra o racismo e a brutalidade policial nos Estados Unidos e a sua própria história como uma mulher birracial que cresceu na Califórnia.

"Immaculate Heart High School, turma de graduados de 2020, durante as últimas semanas, eu estive planejando dizer algumas palavras a vocês para a sua formatura, e, conforma vimos nas últimas semanas, o que está acontecendo no nosso país e no nosso estado e na nossa cidade natal de LA é absolutamente devastador."

"E eu não tinha certeza do que dizer a vocês", disse ela. "Eu queria dizer a coisa certa. E eu estava muito nervosa, achando que não ia conseguir, ou achando que seria criticada, e então percebi que a única coisa errada é não dizer nada."

"A vida de George Floyd importou, e a vida de Breonna Taylor importou, e a vida de Philando Castile importou, e a vida de Tamir Rice importou, e também a de muitas outras cujos nomes sabemos e cujos nomes não sabemos. Stephon Clark. A vida dele importou."

O discurso de Meghan foi feito depois de dias de protestos por todos os Estados Unidos depois que Geroge Floyd, um homem negro desarmado, foi assassinado por um policial branco de Minneapolis que o enforcou com o joelho.

Publicidade

"A primeira coisa que eu quero dizer a vocês é que eu sinto muito. Eu sinto muito que vocês tenham crescido em um mundo onde isso ainda é presente", disse ela.

Depois, Meghan falou sobre as suas memórias de morar em Los Angeles durante os distúrbios logo após a morte de Rodney King pelas mãos da polícia em 1992 e fez uma comparação direta entre a morte de King e a morte de George Floyd.

"Eu tinha 11 ou 12 anos quando entrei na IHMS (Immaculate Heart Middle School), no outono, e os distúrbios de Los Angeles estavam acontecendo, o que também foi acionado por um ato insensível de racismo", disse ela.

"Eu lembro do toque de recolher e lembro de voltar correndo pra casa, e na ida para casa eu via cinzas caindo do céu, e eu cheirava a fumaça — e via a fumaça saindo de prédios e pessoas evacuando os prédios e saqueando, e via homens atrás da van segurando pistolas e rifles."

"Eu não consigo imaginar... Que vocês teriam uma versão diferente daquele mesmo tipo de experiência. Isso é algo que vocês deveriam entender — mas entender como uma aula de história, não como a sua realidade."

Meghan disse aos formandos que ela sabia que eles iam canalizar o que aprenderam na Heart High School e seriam líderes nestes tempos incertos.

"Vocês vão liderar com amor, vocês vão liderar com compaixão, vocês vão usar as suas vozes."

"Vocês vão usar as suas vozes de um jeito mais forte do que já conseguiram fazer, porque a maioria de vocês tem 18 anos ou ainda vai fazer 18, então vocês vão votar. Vocês terão empatia por aqueles que não veem o mundo com os mesmos olhos que vocês — porque com um ensino tão diverso, vibrante e de mente aberta como o que eu conheço aqui da Immaculate Heart, eu sei que vocês sabem que vidas negras importam."

"Vocês estão equipados, vocês estão prontos, nós precisamos de vocês, e vocês estão preparados."

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Leia mais

Estes jornalistas negros não começaram a fazer história ontem no Em Pauta

Escrito por Guilherme Lucio da Rocha • há 4 anos

Negros têm 37,5% mais chance de morrer de Covid-19 do que brancos em SP, diz prefeito

Escrito por Tatiana Farah • há 4 anos

19 fotos impactantes dos protestos do Black Lives Matter que estarão nos livros de História algum dia

Escrito por Jon-Michael Poff • há 4 anos

Veja também