20 motivos para nunca botar os pés em Minas Gerais

Inhotim, naturezas maravilhosa, comidas incríveis e cidades históricas que dão vontade de visitar sempre? Sim, mas e daí?

1. Por lá não deve ter nem um único pôr do sol daqueles tão bonitos que dá vontade de aplaudir.

2. A capital Belo Horizonte nem deve ter nada demais pra fazer.

Esta é a Praça da Liberdade, que fica no centro da cidade, perto do bairro boêmio Savassi. Esta é apenas uma das diversas atrações da capital, que incluem também o Mercado Central, o Museu de Artes e Ofícios e a Pampulha.

Publicidade

3. A arquitetura de BH deve ser normal e igual a de todo lugar.

O Complexo da Pampulha tem uma das obras mais importantes do gênio da arquitetura brasileira Oscar Niemeyer.

4. Comida mineira? Não tem nada demais em ter MUITA comida boa, maravilhosa e inacreditavelmente especial em todo lugar.

Publicidade

5. Pão de queijo é tudo igual em todo lugar, o de Minas não tem nada de maravilhosamente perfeito e muito inesquecível.

E nem está em absolutamente todo lugar deliciando a tudo e todos.

6. Que que tem de diferente naquele queijo maravilhoso da Serra da Canastra? Nada.

O queijo de tipo Canastra é um dos mais conhecidos do estado de Minas e foi considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo IPHAN em 2008. Mas não é por causa disso que eu vou sair até a minha casa para ir lá comer todos os queijos que já vi pela frente.

Publicidade

7. As cidades pequenas não são lindíssimas e nem cheias de charme.

Itabirito, por exemplo, uma cidade com 49 mil habitantes parece que tem alguns roteiros naturais, atrações culturais e roteiros gastronômicos.

8. Inhotim é um lugar magnífico, deslumbrante e inesquecível? Ué, mas e daí?

Publicidade

9. Sério? Sair de casa pra isso?

Inhotim é um dos maiores centros de arte contemporânea ao ar livre do mundo. Ele fica na cidade de Brumadinho, localizada a 60 km de Belo Horizonte e tem 23 obras de arte ao ar livre, 23 galerias de arte, 30 destaques botânicos e 7 jardins temáticos. Recomenda-se visitar o parque em pelo menos dois dias para conseguir ver tudo que tem por lá.

10. Igreja? Pelo amor de Deus, qualquer igreja é igual em todo lugar.

As cidades histórias de Minas têm igrejas construídas entre os séculos XVIII e XIX e preservadas até hoje com suas características originais e obras de arte clássicas do barroco brasileiro.

Publicidade

11. E vamos combinar que as obras de Aleijadinho nas igrejas nem são uma das coisas mais bonitas da história da arte do Brasil.

Aleijadinho é um dos principais nomes da arte barroca brasileira. Na cidade de Congonhas fica o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, onde estão as principais 12 esculturas em pedra sabão de profetas e seis capelas que marcam os passos da Via Sacra com 66 esculturas em cedro. Porém, suas obras estão espalhadas por todo o estado de Minas.

12. A natureza de Minas Gerais não é nada bonita, vamos falar a verdade.

A Serra da Canastra tem algumas das maiores e mais conhecidas cachoeiras do Brasil. Pode ser que você ame demais conhecer um lugar desses e tenha vontade de ir lá toda hora, mas não tem como garantir.

Publicidade

13. Cânions no Brasil? Eles devem ser horríveis de feios.

14. Nem deve dar vontade de voltar lá absolutamente toda hora para aproveitar essas belezas naturais.

A cidade de Capitólio tem diversos cânions, cachoeiras, pedreiras e lagoas.

Publicidade

15. Pois se lá não tem praia, também não deve ter uma piscina natural bacana para tomar um banho bem gostoso com uma baita vista linda.

O parque da Serra de Ibitipoca tem grutas, piscinas naturais, cachoeiras e cavernas entre suas atrações.

16. E o que dizer de cavernas? Quem precisa conhecer uma caverna um dia na vida pra se divertir?

Publicidade

17. Passeio de trem? Quem precisa de uma lindíssima experiência dessas completamente diferente de tudo que tem por aí para se divertir?

Minas tem alguns passeios de trem, entre os mais conhecidos estão o que vai de Mariana a Ouro Preto, de Tiradentes a São João Del Rey e um que vai de Belo Horizonte a Cariacica (ES) e transporta cerca de um milhão de pessoas por ano.

18. Nem Carnaval bom deve ter em Minas Gerais.

Só pra ter uma ideia, um dos carnavais mais conhecidos do Brasil é o das cidades históricas de Minas, a folia na capital Belo Horizonte tem pelo menos 250 blocos durante os dias de Carnaval.

Publicidade

19. Lá nem tem vistas maravilhosas que fazem você pensar "valeu demais minha viagem até aqui".

20. Não tem a menor chance de ir lá pra tirar uma foto daquelas de tirar o fôlego e você pensar "só posso agradecer por estar vivo".

Publicidade

Veja também:

13 motivos para nunca visitar Tocantins

13 razões pelas quais você não deve nem pensar em ir ao Pará

16 dicas para qualquer mão de vaca viajar de boa

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil no seu celular? Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.

Veja também