"Parasita" entra para a história do cinema ao levar o Oscar de melhor filme

A comédia dramática sul-coreana, enorme sucesso de público, ganhou o prêmio principal de Hollywood.

Reprodução

O filme sul-coreano "Parasita" ganhou o prêmio principal da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas neste domingo, em Hollywood, entrando para a história do Oscar como o primeiro filme em língua não inglesa a vencer o prêmio de Melhor Filme.

O filme também levou para casa as estatuetas de Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Internacional.

"Estou pronto para beber esta noite", brincou o diretor Bong Joon-Ho durante um de seus discursos de agradecimento.

A comédia dramática "Parasita" conta a história da família Kim, que monta um esquema para prestar serviços à rica família Park, e acaba fazendo várias descobertas chocantes.

O filme, uma sátira impregnada de tensões de classes e mudanças climáticas, se tornou um sucesso mundial, arrecadando mais de 100 milhões de dólares em todo o mundo. "A história é muito universal", disse Bong à revista Variety em uma entrevista recente. "É uma história sobre ricos e pobres. Mas talvez exista algo mais".

Publicidade

Reprodução

A vitória deste domingo fecha com chave de ouro um ano extraordinário para "Parasita". Em 2019, ele se tornou o primeiro filme sul-coreano a vencer a Palma de Ouro, o prêmio principal do Festival de Cannes. Venceu também o prêmio do Sindicato dos Atores dos EUA de melhor elenco de filme de cinema.

Além de ser o primeiro filme coreano a ganhar uma indicação ao Oscar de Melhor Filme, "Parasita" é apenas o sexto filme na história a ser indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional. No ano passado, o filme "Roma", da Netflix, também alcançou este feito, mas não levou o prêmio principal.

O diretor Bong também fez história um pouco antes, no domingo, ao se tornar o primeiro coreano a levar para casa o troféu de Melhor Diretor.

"Ser indicado já foi uma grande honra", disse ele ao público. "Nunca pensei que ganharia".

Vou beber até amanhã de manhã", brincou ele.

Publicidade

Mark Ralston / Getty Images

Antes da vitória no domingo, Bong disse à Variety que esperava que as indicações chamassem a atenção dos ocidentais para o cinema do seu país.

"O cinema coreano tem uma longa história. Existem muitas obras importantes que ainda não foram apresentadas ao público ocidental", afirmou ele. "Seria ótimo se as pessoas se interessassem mais pelo cinema coreano por causa da minha indicação".

No mês passado, Bong anunciou que ele o diretor Adam McKay vão adaptar "Parasita" para uma série limitada de 6 horas na HBO. O diretor disse à The Wrap que o tempo estendido permitirá contar "histórias ocultas" que ele não conseguiu retratar nas telonas devido ao limite de tempo de duas horas do longa-metragem. Não ficou claro ainda se o novo projeto será em inglês ou coreano.

Publicidade

Veja também

Aqui estão todos os vencedores do Oscar 2020

Escrito por Matheus Saad • há 4 anos

Eu amo a energia da primeira fileira do Oscar, que não deixou que o discurso dos produtores de Parasita fosse cortado

Escrito por Lauren Yapalater • há 4 anos

Esses são os livros que inspiraram os filmes candidatos ao Oscar 2020

Escrito por Gaia Passarelli • há 4 anos

Natalie Portman vestiu uma capa bordada com o nome de diretoras ignoradas no Oscar 2020

Escrito por David Mack • há 4 anos

Todos os looks do Tapete Vermelho no Oscar

Escrito por Whitney Jefferson • há 4 anos

Este post foi traduzido do inglês.

Publicidade

Veja também